quinta-feira, 5 de junho de 2014

Poema "Criança"

Ao princípio eras tu.
A alegria, a liberdade,
a sabedoria de nada saberes
e a leveza de ainda não teres
de carregar com o mundo.
E assim foste sendo,
em larga correria de vento
de ti para ti,
e era tanto esse teu mundo.
Porém, o tempo é uma veloz estrada
que se encurva
e, estendendo-se, a seu jeito, nos
arremete para desconhecidos
que nos irão fazer.
É, então, aí, que tudo começa a desdobrar-se,
e que tu, ou já outro que tu ainda,
te sentiste sacudido pelos deslumbramentos
de descobrires que as raparigas floriam
e que já era maio no teu corpo.
E é nesse exacto ponto,
como quem espeta uma lâmina
na carne espantada,
que ficaste para trás,
enquanto a esse outro, que tu ainda,
o vias desaparecer por uma dessas curvas
que no tempo há.
Porém, embora isso, continuaste a aparecer.
Foste aparecendo sempre.
Não sei como entras
nem como sais. Sei que dou por ti
em devaneios cá dentro.
Mas é em sonhos que resplandeces
em total nitidez. Sendo num desses sonhos
que me levantei e, decidido,
fui nos teus passos. E tal chegou a ser a proximidade
que estendi a ousada mão
para te acariciar, mas tu, esquivo e leve
como um animal solto, fugias sempre.
E curiosamente, quanto mais fugias
mais piqueno eras: tu recuavas no tempo,
eu não.
Depois, desapareceste por entre os escombros
de recuadas e indecifráveis memórias,
e eu sempre no teu encalço.

É então, que o espanto dos espantos:
e tu de novo, mas agora tão criança ainda
sentada ao colo de uma mulher
de onde me olhavas protegido e curioso.
Enquanto ela, coisa tão estranha, bem mais nova
que eu agora,
olhava-me com uma tão profunda serenidade
que, me atravessando, parecia estender-se
para dimensões que não sei dizer.
E eu, esse desajeitado de sempre,
que nem uma flor sequer para lhe estender.
Caí aos pés daquele sagrado, a cara no chão
e mais não sei...

Sei que desde então desapareci.
Que nunca mais soube de mim
e que desde então, também,
tudo o que faço e digo e sou
mais não é,
que andar em minha procura.


Por, João Santiago

2 comentários:

Epopeia

Falámos sobre o género "Epopeia" e a título de desafio, foi solicitado aos alunos que tentassem fazer uma Epopeia com o máximo de ...