domingo, 6 de dezembro de 2015

TPC - Terrorismo

Atentado em Paris

Chegaste de repente
Instituíste o caos
Jogas no paradoxo
Não tens princípios nem fins
Matas alegria de viver
Deixas atrás de ti sofrimento e dor
Caímos no fundo da miséria humana

Dizes que és crente
Mas Deus é amor
E tu, só sabes odiar.

Por, Filomena Lopes



Violência doméstica

No dia a seguir ao casamento
O homem, ainda um pouco embriagado,
Chama a sua mulher recém-casada
E fala-lhe sobre as regras do comportamento.

Ouve, a minha esposa amada,
Nós vamos ter a vida cheia de felicidade,
Mas eu te digo, para estares informada,
Que não admito qualquer frivolidade.

Quando eu chego a casa, e me abres a porta,
Tens de olhar muito atentamente
Como eu tenho o meu chapéu posto
Para que as tuas ações sejam adequadas ao momento.

Se o chapéu estiver empurrado até à nuca,
Significa que estou bem humorado,
Podes me dar o abraço e beijo, mas nunca
Me venhas perguntar o motivo do meu estado.

Se o chapéu estiver inclinado para o lado
Significa que estou com má disposição,
Então, não estejas à espera da minha ação,
Põe logo toda a comida na mesa
E retira-te para eu não ficar chateado
E, sem querer, não magoar a minha linda princesa.

Se,.. Mas a jovem esposa interrompeu,
Olha, o meu marido amado,
Digo-te para que estejas bem informado,
Se eu te abrir a porta tendo na mão
A minha frigideira bem pesada,
Significa que estou-me nas tintas completamente
Para a posição do teu chapéu.
Tens de tira-lo imediatamente,
Cumprimentar-me calorosamente,
E ir ao teu quarto mais rapidamente possível.
Tenho aqui a minha bela frigideira
É melhor não pensares em fazer alguma asneira
Nem a sério, nem por brincadeira.
Espero que me casei com um homem compreensível.

Por, Irina

Sem comentários:

Enviar um comentário

Epopeia

Falámos sobre o género "Epopeia" e a título de desafio, foi solicitado aos alunos que tentassem fazer uma Epopeia com o máximo de ...